segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Bom dia pessoal, hoje vou falar sobre a reciclagem do alumínio.
Um diferencial do alumínio,e a reciclabilidade sem perda de propriedades físico/químicas, torna o metal uma excelente escolha, principalmente para as embalagens de bebidas carbonatadas (refrigerantes, cervejas, etc.). O processo de reciclagem, além de colaborar com a preservação ambiental, tem na economia de energia uma das suas maiores vantagens - utiliza apenas 5% da energia necessária para a produção do metal primário a partir do minério. O processo industrial de reaproveitamento da sucata do alumínio obedece às seguintes etapas:
Forno de Fusão
Estes tipos de fornos são próprios para a fundição da sucata de alumínio: rotativo, rotativo selado, sidewell sem sal, de indução (pouco utilizados) e de plasma (em desenvolvimento). Os primeiros, de tecnologia mais antiga, têm rendimento metálico entre 50% e 60%. Já os fornos rotativo selados com sal de cobertura têm um aproveitamento de até 85% e apresentam pouca geração de borra preta. Os fornos do tipo sidewell , também chamados de revérberos, são de tecnologia mais moderna, ideais para retalhos de baixas espessuras (0,15-0,20mm).Fruto da recuperação da sucata do alumínio, as ligas secundárias permitem que o metal seja utilizado na fabricação de diversos semielaborados e elaborados, como chapas, perfis, etc., prontos para reutilização nos mais diversos segmentos da indústria do alumínio.Áreas RelacionadasCanal ReciclagemDesenvolvimento SustentávelA História da indústria do alumínioFundiçãoDesenvolvimento Sustentável
veja neste vídeo educativo quais os metais recicláveis e quais não são, qual a melhor maneira de separa-los e manda-los para reciclagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário