sexta-feira, 11 de novembro de 2011

boa noite hoje vou falar sobre reciclagem química.
A reciclagem química re-processa plásticos, transformando-os em petroquímicos básicos que servem como matéria-prima em refinarias ou centrais petroquímicas. seu objetivo é a recuperação dos conponentes químicos individuais para reutilizá-los como produtos químicos ou para a produção de novos plásticos.


Os novos processos desenvolvidos de reciclagem química permitem a reciclagem de misturas de plásticos diferentes, com aceitação de determinado grau de contaminantes como, por exemplo, tintas, papéis, entre outros materiais.

Entre os processos de reciclagem química existentes, destacam-se:

- Hidrogenação: As cadeias são quebradas mediante o tratamento com hidrogênio e calor, gerando produtos capazes de serem processados em refinarias.

-gaseificação: Os plásticos são aquecidos com ar ou oxigênio, gerando-se gás de síntese contendo monóxido de carbono e hidrogênio.

-Quimólise: consiste na quebra parcial ou total dos plásticos em monômeros na presença de glicol/metanol e água.

Pirólise: É a quebra das moléculas pela ação do calor na ausência de oxigênio.
Este processo gera frações de hidrocarbonetos capazes de serem processados em refinaria.

Utilizações e benefícios dos plásticos.
Utilizados em quase todos os setores da economia, tais como: construção civil, agrícola, de calçados, móveis, alimentos, têxtil, laser, telecomunicações, eletroeletrônicos, automobilisticos, médico-hospitalar.
Nestes setores, os plásticos estão presentes nos mais diferentes produtos, a exemplo dos geossintéticos, que assumen cada vez maior inportância na drenagem, no controle de erozão e reforço do solo de aterros sanitários em tanques industriais, entre outras utilidades.
O setor de embalagens para alimentos e bebidas vem se destacando pela utilização crecente dos plásticos, em função de suas exelentes características, entre elas: transparência, resistência, leveza e autoxidade.

Veja quem são eles:

Polietileno tereflalato-Pet

*produtos: frascos e garrafas para uso alimentício/hospitalar, cosméticos,bandejas para microondas, filmes para áudio e vídeo, fibras têxteis, etc.
*Beneficios: transparente, inquebrável, impermeável, leve.

Polietileno de alta densidade- PEAD

*produtos: embalagens para detergentes e óleos automotivos, sacolas de supermercado, garrafeiras,tampas tambores para tintas, potes, utilidades domésticas, etc.
*Beneficios: inquebrável, resistente a baixas temperaturas, leve, impermeavél, rígido e com e com resistência química.

Policloreto de vinila-PVC

*Produtos: embalagens para água mineral, óleos comestíveis, maioneses, sucos. perfis para janelas, tubulações de água e esgotos, mangueiras, embalagens para remédios, brinquedos, bolsas de sangue, material hospitalar, etc.
*Beneficios:rígido,transparente, impermeável, resistente à temperatura e inquebrável.







Um comentário: